top of page
Restauração Casarão Museu da Identidade.

Museu Vassouras

Por iniciativa do empresário Ronaldo Cézar Coelho, o casarão erguido em 1853 no alto da Praça Barão de Campo Belo está em processo de restauração para transformar-se no museu de identidades.

​

O Hospital da Santa Casa de Misericórdia funcionou naquele imóvel até 1910, quando o espaço passou a abrigar o Asilo Barão do Amparo. Quase um século depois, com graves problemas estruturais, o imóvel se tornou um lugar inseguro e foi isolado.

 

Em 2017, o Instituto Vassouras Cultural, fundado por Ronaldo Cézar, adquiriu o casarão após seis anos de negociação com a Irmandade. A ideia é destacar a história regional do período entre 1830 e 1880, auge do Ciclo do Café, mas tendo como diferencial a visibilidade de personagens escondidos e silenciados pela história, como Marianna Crioula.

​

O projeto inclui, ainda, visitas programadas de escolas. Para isso, o Museu contará com um amplo espaço dedicado à educação e acompanhamento permanente de profissionais de ensino.

 

Com inauguração prevista para junho de 2025, o Museu de Vassouras certamente será um marco para a história de nossa cidade e do Vale do Café, atraindo turistas de todas as partes.

​

Para outras informações acesse:

museuvassouras.org.br/

museu vassouras.jpeg
bottom of page