DJI_0007.JPG

Antiga Estação

Ferroviária

A Antiga Estação Ferroviária está localizada no centro da cidade. O prédio existente hoje foi construído no início do século 20, e inaugurado em 1914. O local onde ela foi construída já era uma estação em 1875. Era a Estação Carril Vassourense e ligava Vassouras até Rio das Mortes e funcionava por meio de bondes puxados à lombo de burro até encontrar as composições da Estrada de Ferro D. Pedro II.

 

O último trem passou por ali em 1970. Hoje o prédio é a sede da Pró-reitoria de Extensão Universitária da Universidade de Vassouras. Mas também funcionam na Estação o Museu do Trem e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Prefeitura Municipal de Vassouras. 

IMG_0583.jpg
_MG_0445-HDR-1.jpg

Locomotiva

A Estação possui hoje um raro exemplar da história ferroviária nacional: a Locomotiva Baldwin de 1889, último exemplar remanescente que circulou pela Estrada de Ferro D. Pedro II e pode ser visitada no pátio da Estação. Ali ocorrem eventos da Universidade de Vassouras, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de outros produtores culturais da cidade. Aos domingos ocorre ali o domingo na Estação, com música e atrações para as crianças.

8009 [Converted]-02.png

Visitação 

Aberto de Segunda a Domingo de 09 às 16h

8009 [Converted]-04.png

Atendimento

Este atrativo possui um

Centro de Antedimento ao Turista

8009 [Converted]-03.png

Local do Atrativo

Praça Martinho Nóbrega - Centro, Vassouras