©2019 por Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo

PROGRAMAS E PROJETOS

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Turismo

TURISTA

Atrativos Turísticos são indispensáveis para que haja consumidores do turismo. São lugares, objetos ou acontecimentos que despertam o interesse, motivando as pessoas a conhecê-los.

Os seguintes projetos foram implantados com o objetivo de divulgar os atrativos da cidade, acolher e orientar bem o turista:

 

Receber Bem

 

O programa Receber Bem, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em 2013, tem como o objetivo o desenvolvimento do turismo no Município através de ações permanentes que visem o envolvimento da comunidade e bom acolhimento ao turista.

 

Minuto de História: projeto que acontece todos os sábados, a partir das 9:00, em frente à Igreja Matriz, e conta um pouco da rica história do Município de Vassouras, considerada uma das cidades mais importantes do período do Brasil Império, por ser uma das maiores produtoras de café do país.

Atendimento ao Turista

Implantação do Centro de Atendimento ao Turista e Memorial do Trem: Em comemoração aos 100 anos da Estação Ferroviária, foi inaugurado em Maio de 2014, o CAT e Memorial do Trem. No espaço estão expostas peças e fotos que fizeram parte da história da ferrovia, além de informações aos turistas. Aberto de quarta a sexta-feira, das 10:00 às 16:00, sábados de 9:00 às 16:00 e domingos de 8:00 às 16:00 na Estação Ferroviária.  

Endereço: Praça Martinho Nóbrega, 40, Centro - Vassouras

TRADE DO TURISMO

O Trade do Turismo é composto pelo empresariado e profissionais do turismo, profissionais empregados em agências, hotéis, restaurantes, transportes e todos os serviços ligados direta ou indiretamente ao Turismo. São eles quem efetivamente movimentam as atividades turísticas e vivem o seu dia-a-dia, injetando investimentos para que o Turismo continue crescendo. Este grupo deve se preocupar em oferecer serviços de qualidade. 

As seguintes ações estão sendo implementadas no intuito de apoiar, organizar os produtos turísticos e formalizar o Trade:

 

Roteirização

 

  • Caminho do Barão Eco dos Tambores: roteiro que inclui Vassouras, Rio das Flores, Valença e Barra do Piraí, com o apoio da SETUR RJ - em fase de planejamento.

 

  • Tour da Experiência - Caminhos do Brasil Imperial: acompanhamento desse projeto implementado pelo SEBRAE e Instituto Marca Brasil.  

 

  • Polo da Cachaça: apoio ao projeto proposto pela SETUR RJ para implantação do Polo na região do Vale do Café, incluindo os principais alambiques em Vassouras, Cachaça Carvalheira e Magnífica.

 

  • Cicloturismo: projeto de criação de roteiros para passeio ciclístico pelos atrativos e trilhas no município, em parceria com MTB Vassouras - em fase de planejamento. Capacitação / Atualização

  • Café com Turismo: encontros mensais, que visam promover a integração e o relacionamento entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo com moradores, empresários, gestores públicos, professores, alunos, turistas e demais trabalhadores das diferentes áreas produtivas do setor de Turismo e Hospitalidade no município de Vassouras e Região. São abordados diversos temas sobre o Turismo na região. 

  • Amigo do Turista e Dicas de Turismo: em parceria com SEBRAE esse projeto visa a capacitação dos agentes envolvidos com a atividade turística tanto no âmbito do turismo quanto no atendimento ao cliente. 

  • Cadastro do Trade: periodicamente, são realizadas ações para a formalização do Trade, apoio para o cadastro no CADASTUR, e inventário dos meios hospedagem.

 

Apoio a Eventos

  • Sabor de Botequim

  • Poesia Gourmet

  • Café, Cachaça e Chorinho

  • Festival Vale do Café

  • Festival da Cerveja

  • Luzes de Natal

Participação em feiras:

  • Salão Estadual de Turismo

  • ABAV

  • Projeto Cidades Maravilhosas  

COMUNIDADE

A comunidade é responsável por receber e oferecer produtos e serviços ligados direta ou indiretamente ao turismo. Pode atuar em várias áreas: artesanato, gastronomia, lazer e entretenimento, comércio, entre outras. Além de atuar na área de produtos e serviços, a relação de conscientização turística, valorização da localidade e o repasse de informação ao turista são essenciais para o andamento da atividade turística, uma vez que a comunidade troca experiências com o turista, apresentando e representando a sua localidade, tendo papel fundamental na percepção do visitante em relação a cidade, estado e/ou país. O importante é que a comunidade faça parte e acredite no Turismo.

A fim de envolver e sensibilizar a comunidade, as ações estão sendo desenvolvidas com dois focos:

 

Moradores

 

  • Seja Turista em Sua Cidade: essa ação visa estimular que os moradores de Vassouras aproveitem e conheçam um pouco mais os atrativos turísticos. Durante 2013, diversos banners com dicas de como aproveitar esses espaços e curiosidades foram colocados no centro da cidade.

 

  • Declare Seu Amor por Vassouras: no intuito de sensibilizar e despertar o interesse da comunidade a cerca dos atrativos da cidade, em 2013 foi promovida uma campanha que premiou as melhores fotos e frases com o tema: "Declare seu amor por Vassouras": O que mais lhe agrada na cidade? Qual o seu lugar preferido?

 

Estudantes

 

  • Programa Educação para o Turismo: está sendo planejado em parceria com a Secretária de Educação e abrange dois projetos base:

  1. Turismo como lição de casa: projeto que visa capacitar professores da rede pública, que multiplicarão a experiência do turismo para os alunos. A principal missão é capacitar professores para despertar o interesse de crianças e jovens pelo turismo, seja para seguir carreiras do ramo ou “apenas” para conscientizá-los sobre a preservação dos atrativos locais e a importância de não dar espaço para as mazelas da atividade.

  2. Turismo nas escolas: Esse projeto visa educar alunos para a importância do turismo, através do conhecimento e vivência do município. Precisamos iniciar os esforços na base da sociedade, educando nossas crianças, no sentido de conhecer e valorizar as potencialidades do município, elevando cada vez mais o grau de importância do turismo para a cidade. 

 

  • Bem-vindo a Vassouras / Calouros Universidade de Vassouras – Esse projeto visa envolver os alunos da Universidade de Vassouras e seus familiares, no processo de educação para o turismo, proporcionando uma interação com a história da cidade, para que possam valorizá-la, e servir de agentes multiplicadores na promoção da cidade enquanto destino turístico. 

GESTÃO PÚBLICA

O gestor público funciona como o cérebro do sistema. Ele fomenta propostas de desenvolvimento turístico, regula e monitora a atuação do trade e comunidade. Também cabe ao governo cuidar da infraestrutura local (transporte comunitário, saneamento, segurança etc.) - serviços básicos para o desenvolvimento do turismo.

Nesse sentido algumas ações foram implementadas, bem como projetos através de convênios que foram elaborados, visando a melhoria da infraestrutura, do atendimento ao turista, trade e comunidade e manutenção da equipe da Secretaria.

 

Ações executadas:

  • Implantação da Sala do Empreendedor: em parceria com o SEBRAE, são oferecidos na sala os seguintes serviços: Legalização de Empresas e Empreendedores Individuais, Alvará, Nota Fiscal Eletrônica, Emissão de Guias, Orientação sobre Crédito, Orientação sobre Negócios e o acesso ao Regin. A Sala funciona na Prefeitura (sala 37), de segunda-feira a sexta-feira, das 8:00 às 17:00.

.

  • Implantação do Memorial do Trem e Centenário da Estação: Em Maio de 2014, a Antiga Estação completou 100 anos. No seu centenário, uma grande festa foi realizada, e foi inaugurado o Memorial do Trem, que reúne peças e fotos que contam e preservam a história da ferrovia e do ramal Jacutinga.  

 

  • Capacitação dos taxistas.

 

  • Capacitação da equipe da Secretaria.

 

Ações em fase de implantação:

  • PAC Cidades Históricas - em fase elaboração projetos.

  • PADEC II – Projeto Barão Massambará - em fase licitação.

  • Iluminação de Praça Pública – Barão de Campo Belo e Sebastião de Lacerda - em fase de execução.

  • Sinalização turística urbana - em fase de elaboração de projetos.

  • Pronatec Turismo - fase homologação de vagas.

  • Mirante - em fase de construção.

 

Ações previstas:

  • Promover curso guia mirim e/ou guia de turismo

  • Lei de incentivo ao turismo 

PROGRAMAS E PROJETOS 


DOMINGO NA ESTAÇÃO
A Prefeitura de Vassouras tem promovido por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo eventos diversos e atrações artísticas aos domingos na antiga Estação Ferroviária de Vassouras através do projeto “Domingo na Estação” que está em funcionamento desde junho. O objetivo do projeto foi integrar o espaço da estação onde funciona o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) com a Feira do Produtor que trocou de endereço no início do ano e passou a funcionar na rua Barão do Amparo, que margeia a estação. Encontro de carros antigos, de motociclistas, atrações musicais e brinquedos têm movimentado os domingos na cidade, oferecendo mais uma opção de lazer para os turistas e visitantes e para os próprios moradores de Vassouras que têm comparecido em grande número e prestigiado as atrações.


CORREDOR CULTURAL
Em julho inauguramos o “Corredor Turístico Cultural”, mais uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo que consiste na roteirização sistemática do centro histórico vassourense por meio de ações conjugadas como o fechamento de parte do centro histórico aos domingos, a colocação de placas indicativas, com #QRCode, nos prédios e principais atrativos deste perímetro, na confecção de um fôlder com mapa, indicação dos atrativos e na realização de visitação guiada aos atrativos que compõem o corredor turístico.  Todos os domingos a partir das 9:30 você pode fazer uma visita guiada gratuita pelo centro histórico da cidade e conhecer os principais atrativos turísticos e pontos de visitação. O ponto de partida é a Antiga Estação Ferroviária da cidade onde funciona o Centro de Atendimento ao Turista. Nesse dia o entorno da Praça Barão de Campo Belo fica fechado.


VISITA NAS FAZENDAS
No final de junho, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo iniciou o projeto de visitação nas fazendas históricas. Uma vez por mês, uma fazenda histórica de Vassouras vem abrindo suas portas para receber os moradores de Vassouras gratuitamente.


VISITA FAZENDAS - MORADORES
Para fomentar ainda mais a visita às fazendas pelos moradores, o projeto Conheça Vassouras firmou parcerias com instituições e atrativos artísticos culturais para a concessão de desconto de 50% para a visitação de pessoas que moram em Vassouras. Para receber o benefício basta a apresentação de um comprovante de residência, e cupom de compras no valor mínimo de R$50,00 na ACIAV para trocar por um voucher que garantirá o desconto nas instituições cadastradas.


TURISTA LEGAL PEDE NOTA FISCAL
A Prefeitura de Vassouras por meio de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a Secretaria de Fazenda e a Associação Comercial  lançou o projeto “Turista Legal pede a Nota Fiscal”, uma campanha de conscientização para a importância da arrecadação no funcionamento da máquina pública. Os impostos arrecadados colaboraram com a melhoria do serviço e da estrutura turística. Essa é uma ação de sensibilização e conscientização que vai beneficiar todos os usuários do sistema turístico. Comunidade local, poder público, empresários e os próprios turistas.


RODOVIÁRIA – SALA CRIATIVA
Através de uma parceria com a Útil inauguramos a Sala Criativa no Terminal Rodoviário da Coderte onde funcionao programa de estímulo à leitura chamado “Embarque na Leitura”. A sala funciona como mais um ponto de informações turísticas e oferece também espaço de coworking para turistas e comunidade local.

 

PONTOS TURÍSTICOS

 A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo tem apostado numa ferramenta fundamental para colaborar com o desenvolvimento da atividade turística na cidade: a comunicação. Além das estratégias de comunicação para os turistas, a Secretaria compreende a importância da informação chegar também até os moradores da cidade. Para isso, além dos canais tradicionais como redes sociais, cartazes e filipetas, está afixando quadros/murais para a colagem de cartazes e avisos de eventos e outras atividades do município. Inicialmente três pontos de grande circulação de pessoas receberam os murais. O Bar do Alfredo no centro da cidade, o terminal rodoviário Maurício de Lacerda (rodoviária velha) e o Terminal Rodoviário da CODERTE (rodoviária nova).

 

Placas QR Code

Em todos os atrativos turísticos foram instaladas placas de sinalização


MINUTO DE HISTÓRIA

O projeto que acontece todos os sábados, a partir das 9:00 horas, em frente à Igreja Matriz, é uma oportunidade para turistas e comunidade conhecerem os atrativos de Vassouras e um pouco da rica história de seu Município, considerada uma das cidades mais importantes nos tempos do Brasil Império, por ser uma das maiores produtoras de café do país.