Igreja Matriz

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição que fica bem no alto da colina onde está a Praça Barão de Campo Belo. A origem da Matriz vem de uma capela, erguida em 1828, pelo Barão de Ayuruoca. Anos depois, ainda no século XIX, a arquitetura atual foi concebida. Com traços do neoclássico, como o gradil de ferro que a cerca, a Igreja abriga um painel que contorna a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Possui nave central única e “capela-mor” ladeada por corredores, que dão acesso a 4 altares laterais, ao coro e ao batistério. Sua estrutura assenta-se em pedra e cal e sua pintura, em pó de ouro, foi mantida, apesar das obras de restauração.
A partir de 2003 a Igreja ganhou linda iluminação cênica. Aos domingos funciona ali uma mostra de arte sacra com lindas peças históricas. Em algum lugar do imenso átrio da Igreja Matriz de Vassouras, segundo o Livro 1 de Óbito, folha 104, de 21 de julho de 1846, está enterrado Francisco Rodrigues Alves, fundador do povoado de Vassouras. A igreja está aberta para visitação todos os dias.
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição é um dos pontos turísticos que fazem parte do Corredor Turístico Cultural da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras. E recebeu também uma placa com informações e QR Code para oferecer informações complementares aos turistas e visitantes.

Missas e mais informações me (24) 2471 16 18

©2019 por Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo